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Como ter uma loja no Instagram? Crie um catálogo no Instagram Shopping

por | 18/08/2023 | E-commerce, Instagram, Loja virtual, Marketing, Redes sociais

Se você utiliza o Instagram, já deve ter visto a ferramenta de loja online que ele possui. 

Mas você sabe como ela funciona? 

Esta ferramenta é uma das tendências mais populares e de crescimento mais rápido no mundo das vendas online, não só no Instagram, como também em outras plataformas. Mais do que um link para uma loja online onde a transação pode ser realizada, a compra é realizada através da própria rede social ou plataforma. 

Note: a atividade de vendas ocorre fora do e-commerce, diretamente pelas redes sociais que possuem esta ferramenta, tais como Facebook, Instagram ou Pinterest. 

 

Vamos conhecê-la um pouco mais?

Por que ter uma loja no Instagram?

Há inúmeras vantagens em se ter uma loja no instagram e agora vamos listar algumas delas:

Engajamento 

Por estar dentro de uma rede social, ela ajuda as empresas a se envolverem melhor com seus clientes. Ele coloca as marcas onde os clientes estão e oferece uma maneira fácil de interagir. 

Confiança 

A capacidade de o cliente interagir com a empresa ajuda a criar confiança com a empresa. Os clientes conhecem as pessoas da empresa, conversam com os representantes da empresa, obtêm respostas para suas perguntas e discutem feedback. É mais fácil para os clientes em potencial confiarem em uma empresa quando podem ver o feedback e as recomendações de outras pessoas.

Compartilhamento 

Ter uma loja no Instagram torna mais fácil o compartilhamento de informações sobre ela. Seus clientes podem compartilhar informações com seus amigos ou público e fazer recomendações sobre produtos e serviços de forma rápida e prática.

Prova Social 

A prova social gera confiança na empresa. Quando os clientes em potencial veem avaliações, comentários, classificações, comentários positivos e discussões sobre a marca, é mais provável que eles confiem em fazer uma compra.

Tendências 

As tendências são mais fáceis de encontrar e seguir nas redes sociais e é lá que sua loja estará.

Marketing

As empresas podem usar técnicas de marketing para ajudar a impulsionar as vendas e a conscientização. As técnicas podem incluir:   

– Gráficos de mídia social;

– Vídeo para mostrar os produtos;

– Postagens informativas;

– Votação nas opções de produtos;

– Enquetes;

– Pedindo ao usuário para compartilhar fotos e comentários;

– Compartilhamento de postagens do usuário;

– O apoio de celebridades;

– Promoções;

– Sorteios;

– Links diretos para um carrinho de compras.

Publicidade direcionada 

As empresas podem segmentar facilmente seu público em plataformas sociais com anúncios baseados em suas atividades e preferências. As plataformas sociais fornecem amplas ferramentas de publicidade que funcionam bem com o comércio.

É onde os clientes estão

Em vez de tentar atrair clientes em potencial de uma plataforma de mídia social para o seu site, a loja no instagram permite que você venda para eles onde eles já estão. Isso torna muito mais fácil encontrar seu público-alvo e torna mais fácil para eles encontrarem você. Isso também significa que muitos compradores em potencial descobrirão seus produtos que podem não ter outra maneira. 

Não é apenas uma plataforma de vendas 

A mídia social inclui vendas, mas é muito mais do que isso. Os compradores em potencial que podem não estar procurando produtos estão lá quando não estão em um site de vendas. Eles viram os anúncios, os compartilhamentos, as curtidas e os comentários. Eles foram aquecidos com a ideia do produto. Eles podem ser vendidos mesmo que não seja por isso que estão lá.

Clientes podem comprar pela rede social 

Você não está pedindo a um cliente em potencial que deixe a segurança da plataforma social e acesse seu site para fazer uma compra. Isso facilita a venda para eles e ajuda a criar confiança na venda. 

Se você leu até aqui, provavelmente já está convencido de que ter uma loja no Instagram é indispensável para alavancar suas vendas e ter bons resultados com esta rede social.

E se você ainda não sabe como fazer isso na prática, nós vamos te ensinar!

Quanto custa ter uma loja no Instagram?

O instagram shopping traz diversas funcionalidades e vantagens para sua empresa. Ele permite que você divulgue seus produtos e os venda de forma rápida e prática e, o melhor de tudo, sem cobrar nada por isso.

Isso mesmo.

Esta funcionalidade é totalmente gratuita!

Quem pode ter uma loja no Instagram?

Para ter uma loja no Instagram é preciso preencher alguns requisitos.

O primeiro deles é que você precisa ter um perfil comercial na plataforma vinculado a uma página no facebook. 

Você também vai precisar ter um domínio e um catálogo de produtos, seja no facebook ou num website e-commerce.

Caso você não tenha este catálogo, é preciso que abra uma conta no Gerenciador de Negócios para criá-lo. Este procedimento é indispensável para ter sua loja.

Como ter uma loja no Instagram – Passo a Passo

Confirme sua qualificação

Para isso, sua empresa precisará preencher alguns requisitos. 

Antes de mais nada, ela precisa estar localizada em um mercado disponível. Além disso, precisa ter um produto qualificado e estar em conformidade com os regulamentos da plataforma (acordo de vendedor e políticas comerciais).

Transforme seu perfil num perfil comercial

Para isso, você precisa acessar as configurações do seu perfil no Instagram, clicar em “Conta” e depois em “Mudar para conta profissional”.

Escolha a opção de categoria que mais combina com a sua empresa e a que melhor descreve o que você faz e depois escolha as opções de exibição no perfil para essas informações. 

Agora um ponto importante: Se seu perfil for privado, é necessário que deixe a conta pública.

E assim, você terá seu perfil comercial.

Vincule sua conta a uma página do Facebook

Depois disso, você precisa vincular sua conta do Instagram a uma página do Facebook. Para isso, você acessa a conta da sua empresa no Instagram, selecione “Editar perfil” e, sob a seção “Informações comerciais públicas”, selecione “Página”. Então, é só selecionar a página do Facebook com a qual deseja conectar (a página da sua empresa, por óbvio) e pronto.

Atenção, caso você não tenha uma página, é necessário criá-la para continuar com sua loja no Instagram.

Carregue o seu catálogo de produtos

Bom, agora é necessário carregar o seu catálogo de produtos, pois é através dele que os usuários poderão conhecer e comprar seus produtos. 

 

Existem duas maneiras de fazer isso:

A primeira é através do Gerenciador de Catálogos, localizado no Gerenciador de Negócios do Facebook. 

A outra forma de fazer isso é através de e-commerces já existentes.

Faça a análise da conta

Agora, chegou o momento de enviar sua conta para análise. Isso pode demorar alguns dias, ou até mais. 

Para solicitar esta análise você precisa acessar o perfil da sua empresa e clicar nas três barrinhas do lado direito. Selecione “Configurações” e cadastre-se para o recurso “Compras”. Então, é só seguir as etapas e solicitar a análise.

Você pode acessar a qualquer momento e verificar o status até ter uma resposta. É preciso ficar atento, pois podem ser feitas solicitações de informações complementares.

Habilite o modo compras do Instagram

Sua conta foi aprovada? Ótimo!

A próxima etapa é habilitar o modo compras do Instagram. 

Para isso, acesse o perfil da sua empresa e clique nas três barrinhas do lado direito. Selecione “Configurações” e “Empresas”. Depois vá em “Compras” e selecione o Catálogo de Produtos que você deseja vincular a sua loja online. Conclua o processo.

Marque seus produtos em postagens e stories

Agora é só marcar seus produtos em postagens no feed ou stories.

Mas, atenção! O botão de marcação fica em locais diferentes:

Para posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas

Para stories: a marcação fica dentro da área de Stickers

E pronto! 

Assim você terá sua loja no Instagram e poderá aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer ainda mais!

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Autor:

Dashiel Rocco
Gestor de tráfego pago e desenvolvedor Web. Desde 2017 ajudando negócios a crescerem na internet. Criador da Marfic Inteligência Digital e empreendedor digital.

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