• Marfic
  • /
  • O que é um site e o que preciso para criar um? Crie seu site

O que é um site e o que preciso para criar um? Crie seu site

por | 8/02/2023 | Criação de Sites, Desenvolvimento Web, Hospedagem, Marketing, Website

Se você navega frequentemente pela internet e costuma utilizá-la no seu dia a dia, imagino que você já tenha se perguntado como os sites são criados e o que exatamente eles são e fazem dentro do mundo digital. 

Talvez tenha até mesmo jogado no Google seu questionamento e encontrado inúmeros sites ensinando a criar sites, mas será que você entendeu mesmo qual o conceito, utilidade e alcance desta ferramenta?

Para este assunto ficar claro de uma vez por todas, precisamos “começar do começo”. 

Vamos lá?!

O que você vai ver:

– O que são sites?
– Tipos de sites
– O que são e para que servem os domínios?
– O que é hospedagem para sites?
– Boas práticas que todo site deve ter
– O impacto que um website gera para seu negócio
– Como os websites são essenciais para campanhas de tráfego pago

O que são sites?

A palavra “site”, em seu sentido literal, significa “lugar”. Sendo assim, um web site é um lugar no meio da imensidão da internet. 

Estes lugares reúnem conjuntos de informações específicas e podem possuir objetivos variados, sendo apresentados de diversas formas, tais como textos, vídeos, imagens e outros. 

Tipos de site

Existem vários tipos de sites, cada qual com seu objetivo e formato. Que tal conhecer alguns deles?

Blogs

Os blogs, por exemplo, geralmente são utilizados como forma de compartilhar ideias e pensamentos. Você pode escrever e postar o que quiser, usar sua imaginação e compartilhar na rede para que muitas pessoas possam ler e ter acesso ao seu conteúdo.
Veja um exemplo de blog do Coletivo Lírico>

Lojas virtuais/e-commerce

Já as lojas virtuais funcionam como um catálogo de vendas da sua empresa ou negócio. Nelas, você expõe seus produtos e seus clientes podem comprar de forma totalmente online.
Veja um exemplo da loja online da Kali By Kali >

Páginas de vendas/Landing Page

As páginas de vendas, comumente chamadas de Landing Page, são sites que possuem como objetivo principal a venda de algum produto ou serviço. Diferenciam-se das lojas virtuais/ecommerce por não necessariamente colocarem seu produto à venda, como se numa prateleira, mas sempre possuirão como objetivo final a conversão e captação de clientes para uma posterior venda.
Veja um exemplo de página de vendas do nosso E-book sobre tráfego pago>

Plataforma de cursos

As plataformas de cursos são sites voltados para conteúdos educativos na web. Eles funcionam como uma instituição de ensino virtual e podem oferecer diversas opções e modalidades de cursos totalmente onlines.

A Hotmart é um ótimo exemplo de plataforma de curso >

Site de Imobiliárias

Os sites de imobiliárias funcionam de forma semelhante às lojas virtuais/ecommerce e landing pages, pois visam a venda de um produto ou serviço, mas funcionam mais como um catálogo dos produtos oferecidos, já que a venda, no geral, não se concretiza de forma online.
Veja um exemplo de website imobiliário da Roccoimob >

Site de Portfólio

Um site de portfólio possui como objetivo expor seu trabalho para que as pessoas saibam um pouco mais sobre você. Funciona como uma vitrine, dando maior visibilidade ao que você faz, e também como um currículo, pois permite que interessados conheçam um pouco mais de você e seu trabalho ou serviço antes de contratá-lo.

Site de Notícias

Sites de notícias possuem como objetivo principal levar informação. São como os jornais impressos, porém totalmente onlines.

Website one page

Um website no modelo on page, como o próprio nome sugere, é um site desenvolvido com apenas uma página contendo todas as informações necessárias de forma otimizada para melhor entendimento de quem a acessa, sem a necessidade de programações mais complexas, possuindo com o objetivo principal se manter presente digitalmente de forma simples e eficaz.
Veja um exemplo de website one page > 

Como acabamos de ver, os chamados sites podem possuir diversas funcionalidades e são extremamente importantes para criar uma presença digital na internet, pois ultrapassam barreiras geográficas permitindo que, literalmente, o mundo todo conheça e tenha acesso ao que você deseja compartilhar.

Então, conseguimos perceber até aqui que um site é um lugar na internet que reúne algumas informações e dados sobre determinado assunto. Certo?

Mas, de que adiantaria este lugar existir, se não conseguíssemos chegar até ele?

E é exatamente para isso que existem os domínios.

Precisando de um site profissional?

Desenvolvemos websites e páginas de vendas com as últimas tecnologias do mercado, que proporcionam um website 100% personalizável, rápido, seguro, preparado para receber tráfego pago e com uma estratégia de SEO que garante que o seu website seja exibido nas primeiras posições do Google.

O que são e para que servem os domínios?

Domínios são os endereços dos sites. É como encontramos e acessamos estes lugares. São o que nos levam até eles. Por exemplo, o nosso domínio é marfic.com.br. Qualquer pessoa que tenha acesso a internet e que insira este endereço em seu navegador, chegará até nós.

Esta é a forma como as pessoas vão encontrar o seu site, então seu nome de domínio deve ser claro e possuir ligação com você ou sua empresa. Também, é importante que seja de fácil memorização para que as pessoas não se esqueçam facilmente dele.

Por que devo registrar meu domínio?

Além disso, é preciso registrar o domínio escolhido, para que ele fique disponível somente para o seu site. Caso contrário, ao pesquisarmos um único endereço, inúmeros sites se abririam, criando uma enorme confusão. 

O registro de domínio garante a exclusividade daquele endereço, então se você tiver uma boa ideia… é melhor registrá-la logo!

Registre seu domínio agora mesmo com a Marfic

Crie uma conta em nosso painel de hospedagem e registro o seu primeiro domínio imediatamente!

O que é hospedagem para sites?

Imagino que neste momento você deva estar se perguntando: “Ok, mas como faz pra criar tudo isso? Foi pra isso que entrei aqui!” Ah! Isso é bem simples (mas nem tanto). Para ter um site, além de precisar possuir um domínio, você também vai precisar de um servidor de hospedagem, que nada mais é do que um computador que armazena os dados do seu arquivo.

Toda vez que alguém acessa o seu website ele faz uma solicitação desses arquivos, aonde o servidor de hospedagem fica responsável para enviar estes dados para o usuário final.

A hospedagem é muito importante para o seu website e impacta diretamente na velocidade de carregamento do seu site, além disso, ela tem que atender a demanda de usuários que acessam seu site, por isso é muito importante escolher a hospedagem adequada para o seu negócio.

Tipos de hospedagem para sites:

Esta hospedagem pode ser realizada de diversas formas:

– Hospedagem compartilhada;

– VPS (Virtual Private Server);

– Hospedagem de Site Cloud;

– Hospedagem WordPress;

– Servidor de hospedagem dedicado. 

Existem diversos fatores que podem influenciar nesta escolha, tais como, certificados SSL, serviços de e-mails, criador de sites, backup e suporte ao cliente. Mas isso já é assunto para outra hora.

Assim, depois de ter registrado o domínio para que encontrem seu site e contratado um serviço de hospedagem para inseri-lo, é preciso realizar a construção dele. Ou seja, definir o tema que irá utilizar, criar a identidade do seu site, decidir quais ferramentas serão adequadas para o objetivo que você possui (chat, comentários, botões de ações), entre outros.

E assim, teremos um site novinho em folha!

Precisando de um servidor de website de alta performance?

Crie uma ronta e instale no mesmo momento seu servidor de hospedagem. Instale seu website com apenas um click!

Boas práticas que todo site deve ter

Bom, agora que já sabemos como nasce um site, vamos analisar alguns requisitos essenciais para que ele cumpra seu papel de forma efetiva e útil dentro do mundo digital.

Mobile friendly

Um site mobile friendly permite uma melhor navegação pelo usuário também por dispositivos móveis. São configurações que fazem com que o site possua uma boa navegabilidade também em dispositivos móveis, tais como celulares e tablets.

Navegabilidade

Uma boa navegabilidade é muito importante para qualquer tipo de site, pois é através dela que o usuário encontrará o que deseja de forma rápida e eficiente. Ela pode ser descrita por menus que direcionam a assuntos específicos ou por informações classificadas de forma a encontrar mais facilmente os conteúdos desejados.

Conteúdos originais

Um site que compartilha conteúdos originais e de relevância para o público que deseja atingir possui grande diferencial dentro do mundo digital. Na era onde “nada se cria, tudo se copia” criar conteúdos autênticos e fora do padrão traz, com certeza, melhor visibilidade e autoridade para seu site.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento diz respeito ao tempo que o site demora para abrir todos os seus componentes através do clique de quem o acessa. É um ponto de extrema importância, pois páginas mais rápidas possibilitam uma melhor experiência ao usuário e, consequentemente, são melhores entregues pelas pesquisas do Google. O ideal é que não passe de 3 segundos.

SEO

Search Engine Optimization (SEO) significa, em seu sentido literal, otimização de mecanismos de buscas e se refere a um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de criar um bom posicionamento para seu site em sites de buscas, como o Google. De forma resumida, são recursos orgânicos que possibilitam que seu site seja o primeiro a aparecer para o usuário, quando pesquisado.

Segurança

E por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar sobre a segurança de websites. Esta segurança diz respeito a métodos e recursos que protegem o site contra invasores que podem tentar acessar, alterar ou roubar o conteúdo da sua página online. Além disso, visa proteger a privacidade e os dados pessoais de seus usuários, tornando assim a navegação muito mais confiável e segura.

O impacto que um website gera para seu negócio

Se você me acompanhou até aqui, muito provavelmente já tenha entendido qual a importância de um site para o seu negócio, mas vamos falar um pouco mais sobre isso para que não lhe reste nenhuma dúvida.

Os sites, assim como as redes sociais, são muito importantes para possuir uma boa presença digital dentro da internet. Eles funcionam de diversas formas e podem se adequar ao tipo de produto ou serviço que você oferece de forma bastante útil e prática.

Possuir um site bem estruturado e com uma boa apresentação consolida sua marca no mercado, gerando autoridade dentro do ramo em que atua e criando assim maior confiabilidade de seus clientes com a sua empresa.

Além disso, expande seu negócio de forma ilimitada, pois estar online significa estar em praticamente todos os lugares, não se limitando somente ao seu espaço geográfico atual.

Com certeza, um ponto importante e indispensável para o sucesso de qualquer empresa ou negócio atual.

Como os websites são essenciais para campanhas de tráfego pago

Além de garantir uma boa presença digital e maior visibilidade para sua empresa de forma orgânica, os websites também são importantíssimos para campanhas de tráfego pago dentro do mundo da internet.

Através deles, conseguimos acessar diversas funcionalidades, tais como análise de números e também acompanhamento de leads (pessoas interessadas).

Conseguimos, por exemplo, analisar que tipo de público acessou o site, quanto tempo permaneceu nele, quais foram os artigos mais acessados, etc.

Com estas informações, reunimos dados e direcionamos de forma bem mais efetiva as campanhas de tráfego pago, pois saberemos qual o público interessado e quais seus maiores focos de interesses.

Entenda o que é tráfego pago e como ele tem o poder de alavancar seu negócio>

Finalização

As utilidades e funcionalidades dos sites são infinitas e podem ser fatores determinantes para o crescimento e sucesso da sua empresa. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro deste mundo digital que está, literalmente, a um clique de você.

Ebook
Primira campanha no Google Ads em 20 min

Um passo a passo completo sobre Google Ads

Autor:

Dashiel Rocco
Gestor de tráfego pago e desenvolvedor Web. Desde 2017 ajudando negócios a crescerem na internet. Criador da Marfic Inteligência Digital e empreendedor digital.

Ver perfil e publicações >

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais!

Marfic | Inteligência Digital

Precisando impulsionar seu negócio no digital?

Descubra como podemos alavancar a sua empresa com estratégias inteligentes de marketing digital. Tráfego pago e desenvolvimento web aliados para máximizar resultados.