• Marfic
  • /
  • WordPress ou Wix: Qual é o melhor criador de sites?

WordPress ou Wix: Qual é o melhor criador de sites?

por | 24/05/2023 | E-commerce, Hospedagem, Loja virtual, Website, Wix, Wordpress

WordPress ou Wix? Ambas as plataformas são utilizadas para a criação de sites. Elas permitem a criação facilitada de websites, mas qual será o melhor criador de sites?

O que você vai ver nesse post:

WordPress ou Wix: Qual a diferença entre eles?

De forma resumida, WordPress e Wix são plataformas utilizadas para a criação de sites na internet. Ambas possibilitam ao usuário criar um site e deixá-lo online, mas será que tanto faz usar uma ou a outra?

Em termos de reconhecimento dentro do mercado, sem dúvidas, o WordPress é muito maior e atinge bem mais pessoas que o Wix. O Wix, na verdade, ganhou fama e notoriedade pela sua facilidade de acesso, permitindo que pessoas leigas criassem sites literalmente do nada!

Por este motivo, a empresa Wix tem crescido muito nos últimos anos, mas nada que abale a grandiosidade e solidez do WordPress. Devido à sua abordagem de código aberto, ele controla bem mais de β…“ da internet e vem cada vez mais facilitando a navegabilidade para seus usuários, o tornando praticamente tão fácil quanto o Wix, deixando-os numa competição acirrada.

 

O que é o Wix?

O Wix é uma plataforma de site totalmente hospedada. Você usa o construtor de páginas para criar seu site a partir de modelos pré-projetados. Ele não permite acesso ao funcionamento interno, pois já vem em moldes específicos. Por este motivo, desenvolvedores com experiência não vêem vantagens nesta plataforma, mas atrai pessoas que não possuem nenhum conhecimento na área, pois com ele conseguem criar rapidamente um site com boa aparência e de forma facilitada.

Site oficial do Wix

Página inicial website wix

O que é o WordPress?

O WordPress começou como uma plataforma de blog que evoluiu para um sistema de gerenciamento de conteúdo completo. Por este motivo, usuários de qualquer nível de habilidade podem começar com o WordPress. É só escolher um tema e começar com seu site em um piscar de olhos. Porém, diferentemente do Wix, ele possui as opções de alterações no funcionamento interno do site. Por isso, desenvolvedores experientes podem se aprofundar na criação de seus recursos e designs, criando e codificando seus temas e plugins personalizados.

 Site oficial WordPress

Inicio website wordpress

 

O que o Wix e o WordPress têm em comum?

Com certeza, a facilidade de uso. Ambos são intuitivos e fáceis de utilizar, até mesmo para quem nunca teve contato com este tipo de ferramenta. Os usuários não querem muitos obstáculos em seu caminho para criar um site e colocar seu conteúdo na internet. Por isso, são ótimas opções. Contudo, possuem diferenças importantes e pontos relevantes para analisarmos qual escolher na hora de criar um site. Agora, vamos conhecer algumas delas.

 

 

Como usar o WordPress?

Como falamos anteriormente, o WordPress se originou como uma plataforma de blog, o que é evidente em seus principais recursos, postagens e páginas. A simplicidade e a compreensibilidade da plataforma facilitam seu uso.

Tipos de postagem personalizados são usados ​​pelos principais plug-ins e recursos, como Toolset e WooCommerce, para expandir os recursos da plataforma.

Entender o fluxo de trabalho básico de publicação é suficiente para que os usuários conheçam os recursos avançados da plataforma.

Infelizmente, o painel e a interface do usuário não se desenvolveram tão perfeitamente quanto outras partes da plataforma (por exemplo, o editor de blocos do Gutenberg). A barra lateral esquerda pode ser confusa e pouco intuitiva para novos usuários. Adicionar novos plugins e temas pode causar confusão e navegação ruim, o que é esperado.

O principal desafio em aprender WordPress é descobrir os temas e plugins ideais. Mas se você não quer perder tempo com isso e precisa de um site rápido, os temas padrão e os recursos principais têm uma boa aparência e funcionam imediatamente após a instalação.

 

Como usar o Wix?

Começar com o Wix é um pouco mais simples que o WordPress. Há algumas frases de chamariz na página solicitando que você comece a usar sua conta gratuita.

A partir daí, você decide como deseja criar o site. Você pode editar do zero usando o construtor de páginas de arrastar e soltar ou você pode responder a uma série de perguntas sobre que tipo de site você deseja ter e ele criará um modelo para você.

Você pode, por exemplo, escolher comércio eletrônico, blog ou portfólio. O que quer que você escolha, você terá opções de recursos para incluir, como fóruns e formulários de contato.

Por fim, você escolhe entre 6 temas diferentes de cores/fontes e adiciona as páginas que deseja no site (como um blog ou sobre mim ou políticas, etc.).

Depois de escolher esses elementos, o Wix carrega seu painel. Todo o processo é simples. Quando terminar, você terá um site pronto para publicar.

No entanto, é aí que a simplicidade e a facilidade de uso param.

painel wix inicio

 

Por que é difícil navegar pelo Wix?

A partir dos passos que descrevemos acima, o Wix leva você ao seu painel, e aí as facilidades não são tantas. Este painel de navegação é tão confuso (se não mais) quanto o do WordPress.

Ele contém diversos upsells para navegar e diversos recursos bloqueados por acessos pagos. É como correr em uma pista de obstáculos, dificultando bastante sua navegação.

Quase todos os cliques em seu painel trazem algum tipo de upsell. Até mesmo colocar seu site no ar traz um modal de preenchimento de tela que faz parecer que a assinatura é como proceder.

Além disso, mensagens como “Obtenha seu site no Google” e “Seja encontrado no Google” são enganosas para os usuários.

Novos proprietários de sites podem não entender como os rastreadores de pesquisa funcionam e o site será indexado independentemente. Tudo o que esse recurso faz é conectar o site ao Google Search Console. O que é reconhecidamente importante para o sucesso a longo prazo, seja seu site Wix ou WordPress.

Os upsells constantes são um pouco, podemos dizer, irritantes. Eles atrapalham o design e o lançamento de um site com facilidade, que é o foco principal do marketing do Wix.

 

 

 Wordpress ou Wix: qual tem o melhor construtor de páginas e como eles funcionam?

Um construtor de páginas permite que o usuário faça alterações no layout de uma página, criando um design único para o seu trabalho. Muitos construtores de páginas oferecem a função de arrastar e soltar, assim você pode ver ao vivo, como está ficando a criação do seu site.

Na última década, os criadores de páginas trouxeram aos não designers a capacidade de criar sites com aparência profissional por meio de modelos, interfaces de arrastar e soltar e elementos modulares.

Tanto o Wix quanto o WordPress oferecem esses recursos e, de muitas maneiras, é a principal maneira pela qual as plataformas atraem os novos proprietários de sites.

Agora, vamos analisar um pouco os construtores disponíveis em ambas as plataformas para que você entenda mais como funcionam e quais suas vantagens e desvantagens.

Vamos lá?

 

Construtores de páginas do WordPress

Em termos de facilidade de uso, o editor de blocos Gutenberg do WordPress brilha como uma maneira intuitiva de escrever e editar postagens, bem como páginas de design (embora plug-ins de construtor de páginas, como Elementor e Beaver Builder, e temas como Divi oferecem opções muito mais avançadas quando você precisar delas).

Você adiciona blocos, usa controles integrados e opções para colocá-los e, em seguida, publicá-los. Você nem precisa ajustar o CSS para criar conteúdo com ele.

Se você deseja uma abordagem mais poderosa, a maioria dos principais temas gratuitos do WordPress vem com um construtor de páginas integrado ou suporte integrado para criadores de terceiros como o Divi. Você pode escolher qual construtor funciona melhor para você e tem exatamente a experiência que deseja.

No entanto, a desvantagem disso é que o único embutido no próprio WordPress é o Gutenberg. E você tem que pesquisar desenvolvedores de terceiros para obter os mais avançados.

Construtor gutenberg wordpress

 

Construtores de páginas do Wix

O núcleo do site personalizável do Wix é fácil de usar, ao contrário do painel. O design dos construtores é esteticamente agradável. O Wix oferece um construtor passo a passo (Wix ADI) e um construtor de arrastar e soltar. O modo Dev (desenvolvido pela Velo) permite adicionar javascript personalizado para funcionalidade adicional, mas você precisará atualizar sua conta para usá-lo.

Nenhum dos construtores é tão eficaz quanto os editores populares do WordPress, como o Gutenberg. No entanto, os usuários iniciantes receberão um breve tutorial sobre como adicionar elementos, seções e páginas e gerenciar os aspectos comerciais.

O editor de arrastar e soltar é uma ferramenta superior em comparação com o construtor ADI, oferecendo mais controle sobre elementos individuais. Com arrastar e soltar, você pode mover elementos para qualquer local sem que o CSS ou outros elementos sejam afetados. Você pode alternar entre elementos e páginas, e eles carregam muito mais rápido do que o editor ADI. Mas ainda fica lento em todos os navegadores que tentamos.

No geral, o construtor Wix sozinho é suficiente para dissuadir qualquer um que queira uma experiência fácil e tranquila.

O aplicativo tem o suficiente para ser um candidato à construção de um site sólido que você pode usar para qualquer coisa, exceto um anúncio rápido ou espaço reservado.

Construtor de site wix

 

Qual tem a melhor personalização de sites

É fácil passar inúmeras horas ajustando fontes, ajustando plugins, escolhendo cores e editando modelos.

Certificar-se de que seu site é perfeito para seus usuários é uma grande parte do que é ser proprietário de um site.

Então, agora vamos dar uma olhada no que WordPress vs Wix oferecem em termos de personalização e poder dar aos seus usuários a experiência que eles merecem.

 

Precisando de um site profissional?

Desenvolvemos websites e páginas de vendas com as últimas tecnologias do mercado, que proporcionam um website 100% personalizável, rápido, seguro, preparado para receber tráfego pago e com uma estratégia de SEO que garante que o seu website seja exibido nas primeiras posições do Google.

Personalização do WordPress

 

Além dos criadores e editores de páginas que vêm incorporadas à plataforma, existem opções de personalização dentro do WordPress .

Você pode também, por exemplo, adicionar CSS personalizado ao site por meio do Personalizador de temas e até mesmo pesquisar os arquivos PHP do seu tema diretamente no painel traseiro.

Parte do que torna o WordPress atraente é a capacidade de personalizar e ajustar todos os aspectos do seu site.

Você pode adicionar plugins para novos recursos, ajustar temas e se aprofundar no código.

Dito isto, com a introdução de temas completos de edição de sites, as personalizações se estendem ainda mais a modelos personalizados, partes de modelos e padrões de blocos, sem a necessidade de editar uma única linha de código.

O WordPress depende principalmente de temas e plugins para personalização, enquanto o Wix se concentra na personalização baseada em construtor.

WordPress.org oferece um vasto repositório de temas e plugins para escolher para estabelecer a base de um site.

Além disso, existem inúmeros plugins de terceiros para estender a capacidade do WordPress. Por exemplo, os usuários do Divi se beneficiam do Divi Marketplace, onde podem aumentar os recursos já estelares do Divi por meio de plugins e extensões.

Os desenvolvedores de temas geralmente incluem várias opções de personalização em seus designs, permitindo que os usuários controlem os elementos adicionados. Os usuários podem estender a funcionalidade do site instalando plugins, que adicionam widgets personalizados, tipos de postagem, scripts e utilitários.

Acesse a biblioteca de plugins e extensões do WordPress

 

Personalização do Wix

 

Em termos de personalização, as opções que você obtém nos construtores são as que você obtém com o Wix.

Você pode ajustar os elementos e mantê-los todos dentro dos designs que sempre farão com que seu site pareça organizado e projetado profissionalmente.

Em relação ao conteúdo, você pode adicionar o que quiser. Vídeos, fotos, blogs, o que for. Você pode personalizar layouts e vários elementos para suas lojas e blogs de comércio eletrônico.

Em geral, as opções de personalização no Wix são comparáveis ​​a outros construtores hospedados, como Squarespace ou HubSpot. A intenção não é dar rédea solta, como no WordPress. É apresentar a você uma série de opções que funcionam bem juntas e fazem um site final esteticamente agradável.

Isso é bom – porque, como mencionamos anteriormente – se você quiser adicionar mais alguma coisa ao site por meio de código personalizado (como CSS), precisará atualizar sua assinatura.

Nem mesmo ser capaz de personalizar o CSS é um grande ponto que falta para um site. Esta é apenas uma limitação em contas gratuitas, no entanto, e bastante padrão nisso. Mesmo o WordPress.com gratuito (que também é uma plataforma gratuita para premium como o Wix) impede que usuários gratuitos ajustem CSS para seus temas.

 

 

WordPress ou Wix: E-commerce, qual é o melhor para criar lojas virtuais?

Ganhar dinheiro vendendo algo na internet é o sonho de muita gente. Você pode querer vender cursos ou ebooks. Ou você pode querer ter um espaço online para sua loja presencial. Seja qual for a sua intenção, tanto o WordPress quanto o Wix têm opções rápidas e fáceis para abrir lojas.

Vamos conhecê-las?

 

WordPress E-commerce

O WordPress tecnicamente não possui comércio eletrônico integrado, mas possui uma seleção robusta de plugins de comércio eletrônico que você pode adicionar à sua instalação.

Com o WordPress, você não está restrito apenas a um método tradicional de venda online. Por exemplo, você pode usar um plugin de leilão para criar seu próprio site de lances.

O WordPress é poderoso o suficiente para configurar seu próprio eBay!

 

Plugin Woocommerce

De todos os plug-ins de comércio eletrônico disponíveis, no entanto, o principal deles é o popular plug-in WooCommerce. Já falamos dele por aqui.

O WooCommerce é um plug-in separado que você precisará instalar, mas pertence e é desenvolvido pela mesma empresa que o WordPress, portanto, pode ser uma plataforma de comércio eletrônico padrão.

Site oficial Woocommerce

 

Painel de gerenciamento

Ao fazer login no WooCommerce, você tem um painel que inclui relatórios de pagamento completos, bem como uma série de menus ao lado com outros recursos padrão.

Você obtém detalhes do cliente, pode criar cupons, executar relatórios, enviar e-mails aos clientes, verificar o status dos pedidos e assim por diante.

 

Métodos de pagamento

Por padrão, o WooCommerce habilita o PayPal como método de pagamento. Como o PayPal é um dos processadores de pagamento mais fáceis disponíveis, há vários plug-ins do PayPal disponíveis para integração com o WooCommerce.

O WooCommerce também oferece a opção de pagamentos Stripe, bem como um recurso chamado WooCommerce Payments, que a empresa administra por conta própria. Além disso, também há suporte adicional para outros processadores de pagamento.

Ver mais métodos de pagamentos do Woocommerce

 

Extensões

Além disso, embora o WooCommerce ofereça uma seleção impressionante de extensões para aprimorar sua funcionalidade, você pode precisar de plugins adicionais para recursos específicos. Esses plug-ins geralmente estão disponíveis para compra como opções premium ou freemium.

Felizmente, existem inúmeras opções disponíveis para o WooCommerce, como plugins de SEO, plugins de galeria de imagens e plugins de zoom de imagens de produtos, que podem melhorar muito sua loja online.

Biblioteca de plugins Woocommerce

 

Gerenciamento de estoque

Para lojas físicas que buscam integrar seu gerenciamento de estoque on-line e na loja, o WooPos é uma solução ideal para preencher a lacuna entre os dois sistemas.

 

Personalização

Provavelmente, o maior problema com o WooCommerce é que a própria loja não é muito personalizável. Você pode ajustar um pouco o layout, mas, em geral, a maioria das lojas e produtos WooCommerce parecem estranhamente semelhantes.

Dito isto, alguns temas premium e plugins podem ser usados ​​para criar páginas de produtos personalizados. Por exemplo, o Divi’s Theme Builder pode criar belos modelos de página de produto, bem como modelos de página de loja e categoria com a ajuda da integração interna do Divi com o WooCommerce.

Examinamos o WooCommerce em detalhes aqui, mas é apenas uma das várias opções viáveis. Para necessidades mais simples, muitos plugins de pagamento serão mais que suficientes.

 

Precisando de um site profissional?

Desenvolvemos websites e páginas de vendas com as últimas tecnologias do mercado, que proporcionam um website 100% personalizável, rápido, seguro, preparado para receber tráfego pago e com uma estratégia de SEO que garante que o seu website seja exibido nas primeiras posições do Google.

Wix Comércio E-commerce

Primeiro, queremos ressaltar novamente que o Wix tem tudo a ver com upsells.

Construtor

A plataforma possui uma loja de comércio eletrônico incorporada ao construtor para que você possa entrar e adicionar produtos como qualquer outra página. No entanto, se você for um usuário gratuito (para quem o Wix anuncia principalmente), não poderá aceitar pagamentos online.

Portanto, você é forçado a atualizar para um plano premium independentemente.

 

Adição de produtos

Adicionar produtos pode ser lento para responder, mas em comparação com o WooCommerce, a interface do usuário é muito mais fácil de usar e mais bonita de se ver.

 

Painel e gerenciamento

Todas as opções e informações que você precisa estão em um único lugar, até mesmo criando códigos de cupom ou enviando e-mails para clientes. Essa consolidação é muito mais útil do que a maneira WordPress de espalhar as coisas em várias telas.

A loja ficará quase no mesmo nível do WordPress.

 

Personalização

Ainda, você obtém mais opções de personalização com o Wix, mas elas são bem superficiais. Você pode, por exemplo, ajustar as margens e o layout e como o texto aparece e classificar, etc., mas sua loja provavelmente será uma grade bastante padrão.

 

 

Qual é a melhor escolha para meu projeto: WordPress ou Wix?

Explicamos aqui detalhes destas duas plataformas e provavelmente você deve estar se perguntando: mas afinal, qual devo usar para criar meu site?

Calma, a gente já chega lá.

O WordPress, sem dúvidas, é uma plataforma mais forte que o Wix em quase todos os aspectos.

Embora o Wix tenha alguns recursos interessantes, como uma boa interface do usuário e um editor legal de arrastar e soltar, não ficamos impressionados com sua plataforma.

No entanto, é um serviço decente se você estiver disposto a atualizar sua conta em alguns níveis.
O upselling do Wix sugere que ele visa aqueles que desejam um site gratuito, mas sua opção gratuita não é nem um pouco funcional.

Existem muitas razões para evitar sites gratuitos. O Wix se comercializa como gratuito, mas para usar o site que você construiu, você deve pagar uma quantia considerável.

Com o WordPress, você precisa lidar com muito mais recursos de back-end, como instalação, manutenção e hospedagem de temas e plugins. Mas o poder e a falta de restrição que a plataforma oferece valem a pena aprender como fazer.

Recurso por recurso, o WordPress, com toda certeza, oferece uma experiência mais suave e estável do que a plataforma Wix.

 

Conclusão: WordPress é a melhor opção para sites profissionais.

 

Como você pode ver, o WordPress é a melhor opção, por diversos motivos.

Isso se deve em grande parte ao fato de haver muitas opções de plugins e temas disponíveis. Além disso, você tem mais opções quando se trata de hospedagem do que com o Wix. Os hosts do WordPress são abundantes, mas existem alguns, como Cloudways e SiteGround, que oferecem alguns recursos de destaque a um preço muito razoável.

Dito isto, o WordPress tem uma curva de aprendizado um pouco mais íngreme para começar, mas se você pretende manter o site ativo por mais de um mês ou dois, recomendamos usar o WordPress no Wix por causa de sua lista de possíveis integrações, recursos e personalizações.

Outro ponto que merece atenção é que no Wix, muito provavelmente você terá de pagar uma mensalidade, pois os planos gratuitos, mesmo que existam, te limitam e não são o suficiente para que você possua um bom website. O wordpress não possui esta mensalidade.

Ainda, é importante destacar aqui a dependência existente entre usuário e Wix, visto que não possui código aberto e, consequentemente, deixando sua empresa nas mãos de outra empresa, por assim dizer. Isso significa que, por exemplo, se o Wix sair do ar ou algum dia não existir mais, seu site também não existirá, o que não é muito vantajoso, né?

Como o WordPress possui código aberto, esta dependência não existe, já que a tecnologia é sua e você pode usar da maneira que quiser.

E aí, depois de ter todas essas informações, qual você escolheria para sua empresa ou negócio?

Ebook
Primira campanha no Google Ads em 20 min

Um passo a passo completo sobre Google Ads

Autor:

Dashiel Rocco
Gestor de tráfego pago e desenvolvedor Web. Desde 2017 ajudando negócios a crescerem na internet. Criador da Marfic Inteligência Digital e empreendedor digital.

Ver perfil e publicações >

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais!

Marfic | Inteligência Digital

Precisando impulsionar seu negócio no digital?

Descubra como podemos alavancar a sua empresa com estratégias inteligentes de marketing digital. Tráfego pago e desenvolvimento web aliados para máximizar resultados.